• 7 de agosto de 2021
  • paginaorganica
  • 0

Saúde Bucal

A Saúde Bucal é algo fundamental para uma vida saudável, não apenas por estar atrelada a questões estéticas, afinal, dentes saudáveis contribuem para uma boa aparência, nas também porque está diretamente relacionada a saúde do corpo inteiro.
Segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm sido afetadas por doenças bucais e, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017, a cárie dentária em dentes permanentes é um dos distúrbios mais frequentes.

Logo, é fundamental que os Cirurgiões-Dentistas sempre busquem orientar e instruir seus pacientes sobre a importância da saúde bucal para um tratamento eficiente e principalmente para a prevenção de doenças.De fato, os principais distúrbios causados pela má higiene bucal são cáries, gengivites, periodontites, aftas, halitose e a placa bacteriana. Contudo, além da má higiene bucal contribuir para o desenvolvimento de patologias da boca. A falta de higiene bucal também pode ter relação com o desenvolvimento de outras doenças que afetam nosso organismo. Como doenças cardiovasculares, diabetes, HIV ou AIDS, câncer de boca, osteoporose, entre outras.

Educação do paciente como forma de prevenção

A educação do paciente é fundamental na prevenção de doenças, por isso, o uso correto da escova de dentes, uso de fio dental diariamente e uso de antissépticos, devem fazer parte da rotina de higiene bucal.  

No entanto, é comum que muitos pacientes não realizem todos esses cuidados ou muitas vezes, por falta de orientação, façam isso de maneira incorreta. Logo, não deixe de ensinar o paciente nas consultas, lembrá-lo de que o fio dental precisa ser passado diariamente, que as escovações precisam ser realizadas 3 vezes ao dia e que também é importante utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais de qualidade. Por outro lado, um ponto importante que deve ser levado em conta, são as características do paciente. Sabemos que a abordagem em pacientes adultos é diferente da abordagem feita na Odontopediatria, por exemplo. Em crianças, uma excelente forma de ensinar os cuidados com a higiene bucal, é utilizando produtos lúdicos, como arcadas de pelúcia e brinquedos didáticos. Bem como presenteá-las com pequenos brindes incentivando-as a cuidar dos dentes. Já se tratando de pacientes idosos, outros pontos precisam ser considerados, como as dificuldades motoras, o uso de medicamentos e doenças sistêmicas das quais eles podem ser portadores.

Produtos para a Saúde bucal

A escolha dos produtos certos também é essencial para uma higiene oral. Existem diversas opções de produtos no mercado e muitas vezes os pacientes podem ficar em dúvida sobre quais produtos utilizar. Portanto, é relevante que o Cirurgião-Dentista oriente o paciente sobre quais tipos de produtos são ideais de acordo com as necessidades do caso.

A Escova de dentes ideal para a higiene bucal

O mais importante, ao indicar o uso de uma escova dental, é que ela se adapte bem ao tamanho da boca do paciente e que ela consiga alcançar todos os dentes da boca. As escovas mais indicadas são as de cerdas macias, que auxiliam na remoção dos resíduos e da placa bacteriana; e com cabeça pequena que, no caso, ajudam na limpeza de todos os dentes. 

Saúde bucal durante a pandemia

Finalmente, é fundamental que durante a pandemia de COVID-19, os cuidados com a saúde sejam intensificados e principalmente os cuidados com a saúde bucal, pois o trato respiratório superior é a porta de entrada do vírus SARS-CoV. Desta forma, é indispensável que os Cirurgiões-Dentistas orientem os seus pacientes, para que as medidas corretas de higiene sejam seguidas.

Confira:

Manter a higiene bucal em dia, utilizando a escova, creme e fio dental, e antisséptico bucal;
Sempre lavar as mãos antes de iniciar a higiene bucal;
Não compartilhar e nem deixar as escovas de dentes próximas, caso a pessoa esteja infetada pelo vírus.
Após se recuperar de doenças, como a Covid-19 ou até mesmo resfriados, realizar a troca da escova de dentes por uma nova;
Realizar o autoexame na boca e sempre ficar atento a mudanças na mucosa e sangramentos ao realizar a higiene bucal;
Procurar atendimento odontológico em casos de urgência.

DD: Telefone:
Rate this post