MÉDICOS 24 HORAS GRÁTIS 5511-97255-1568 Av. Cidade Jardim, 400 - São Paulo

Clinicas de Desintoxicação Álcool e Drogas

Home > Service > Clinicas de Desintoxicação Álcool e Drogas

Como é feito a desintoxicação de drogas?
Resultado de imagem para o que uma clinica de desintoxicação
A desintoxicação de drogas é um processo preliminar no tratamento de dependentes químicos. Consiste na administração de doses cada vez menores da substância psicoativa causadora da dependência, até que o organismo não sinta mais necessidade em consumir o entorpecente.

Quanto tempo leva a desintoxicação do álcool?
Para pessoas com alcoolismo leve ou moderado, a desintoxicação geralmente começa oito horas após a última bebida e dura entre cinco e sete dias. Para aqueles com alcoolismo grave, os sintomas de abstinência podem não diminuir por duas semanas ou mais.

Desintoxicação da dependência de álcool leve e moderada

Durante os primeiros estágios do alcoolismo, a tolerância ao consumo de álcool aumenta à medida que o corpo se adapta ao uso do álcool. Quando param de beber, as pessoas com alcoolismo leve ou moderado podem começar a sentir efeitos colaterais negativos, incluindo sintomas de abstinência do álcool, como insônia ou ansiedade.

Os sintomas de abstinência normalmente começam oito horas após a última bebida, de acordo com um relatório de 2014 publicado no The New England Journal of Medicine. Os efeitos da abstinência atingem o pico em cerca de 72 horas, e os sintomas reduzem entre os dias cinco e sete.

Desintoxicação de Dependência Grave de Álcool

Para aqueles com alcoolismo grave, a desintoxicação leva mais tempo. Os alcoólatras graves podem ter delirium tremens quando param de beber. Delirium tremens é um conjunto de sintomas graves de abstinência de álcool que geralmente afetam pessoas com alcoolismo em estágio avançado. Esses sintomas podem incluir confusão, alucinações e tremores.

O consumo excessivo de drogas provoca diversas alterações no organismo e, consequentemente, o cérebro se acostuma com tais reações. Portanto, em determinados casos, uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas pode ser uma necessidade.

Desse modo, quando uma pessoa está em processo de reabilitação, a clínica de desintoxicação do álcool e drogas assume um papel fundamental. Então, ela mostra ao indivíduo que, apesar de o começo ser um momento difícil, a abstinência trará ganhos inestimáveis para seu futuro.

Por isso, entenda, neste post que preparamos, como funciona o tratamento em uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas variadas e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Saiba por que é tão importante buscar ajuda de uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas

O trabalho das clínicas de desintoxicação é ajudar no tratamento de dependentes químicos, tanto no quesito da saúde como no social. Dessa forma, o intuito é controlar as crises de abstinência que são causadas pela ausência de drogas no organismo.

Então, o primeiro momento costuma ser a fase mais difícil, pois é quando o dependente está mais frágil e, muitas vezes, com a autoestima e a confiança abaladas.

Tratamento intensivo de desintoxicação do álcool e drogas

Os primeiros três meses dentro de uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas são dedicados a essa limpeza intensiva do organismo.
Para minimizar o estresse, o desconforto da abstinência e os pensamentos negativos, o recomendado é que o dependente pratique alguma atividade em conjunto ao acompanhamento médico — no intuito de ocupar seu tempo com algo mais produtivo. Então, essa rotina dificilmente é mantida sem a ajuda de profissionais especializados ou fora de uma clínica de tratamento.

A abstinência provoca diversas reações no corpo, já que, após a interrupção do consumo de drogas, o cérebro tem uma espécie de rebote e produz sensações de adrenalina geradoras da abstinência.

Assim, esses sintomas variam de acordo com cada tipo de pessoa e de droga utilizada. Portanto, algumas drogas produzem abstinência física, outras, além da física, produzem abstinência emocional. Além disso, dentre os sintomas, estão:

irritabilidade, inquietação;
insônia;
falta de concentração;
depressão, crises de ansiedade;
isolamento social;
tremores;
náuseas, vômitos e diarreias;
dificuldade em respirar;
sudoreses;
tensão muscular;
taquicardia, aperto no peito, entre outros.

Para lidar com os sintomas do processo de desintoxicação, é preciso ter paciência e muita persistência. Isso dentro e fora da clínica de desintoxicação do álcool e drogas.

Nesse sentido, é normal que o corpo apresente diversas sensações ao mesmo tempo e, por isso, respeitar as próprias limitações é fundamental. Por isso, mais abaixo, separamos algumas recomendações que podem ajudar a reduzir os sintomas de abstinência.

Algumas práticas importantes
Tentar manter uma alimentação saudável é muito importante, já que os alimentos ricos em vitaminas e proteínas fazem com que o corpo reaja mais rápido e recupere-se melhor nessa etapa. A prática de exercícios físicos também é uma maneira de minimizar os sintomas, já que o corpo estará em movimento e liberando hormônios que proporcionam sensações de prazer.

Principais cuidados a serem tomados
Existem diversos cuidados durante o processo de reabilitação que devem ser seguidos. O primeiro deles é a mudança no estilo de vida. Assim, o paciente, nesse caso, não poderá mais manter relacionamentos com companheiros de consumo. Além disso, é importante evitar pessoas e ambientes que possam causar fissuras e recaídas.

Escolha uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas reconhecida e de referência
Escolher uma empresa duvidosa pode ser uma decisão fatal ou piorar a situação do usuário.
A clínica de desintoxicação deve acompanhar o paciente e os familiares em todos os processos e identificar quais tratamentos são mais apropriados.
Por isso, é fundamental buscar por uma clínica especializada, de confiança e com profissionais preparados para os cuidados com o dependente.

Para encontrar clinicas de referencia para tratamento de drogas e álcool visite nossos parceiros no www.consultamedicaemcasa.com.br