MÉDICOS 24 HORAS GRÁTIS 5511-97255-1568 Av. Cidade Jardim, 400 - São Paulo

Equipamentos Médicos Hospitalares

Home > Service > Equipamentos Médicos Hospitalares
www.consultamedicaemcasa.com.br/home/equipamentos-ortopedicos

O que são equipamentos médicos hospitalares?

Equipamentos médicos hospitalares são os aparelhos utilizados para fins médicos, odontológicos, laboratoriais ou fisioterápicos, assim como para diagnóstico, reabilitação, terapia, embelezamento, estética ou monitorização de seres humanos.

Você sabia que existem mais de 10 mil tipos de equipamentos hospitalares? A lista é muito grande e pode confundir novos empreendedores de clínicas e consultórios, sobre a importância de cada um deles.
Na hora de escolher os equipamentos, existem diversos fatores que devem ser considerados, como tipo de instalação de saúde, força de trabalho disponível, área dos especialistas e etc.
Montar uma lista de equipamentos universal pode ser muito difícil, mas existem os equipamentos básicos, utilizados em quase todas as especialidades e é nessa parte que vamos te ajudar.
Montamos este guia baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa, para facilitar o seu trabalho na hora de escolher os equipamentos médicos certos para você ou para o seu negócio.

Equipamento de diagnóstico

Equipamento médico de diagnóstico é qualquer tipo de equipamento ou ferramenta usada em ambiente hospitalar com o único objetivo de diagnosticar a condição de um paciente.
Com base nos sintomas descritos pelo paciente, é realizado um teste de diagnóstico usando o equipamento apropriado para avaliar o paciente internamente.
O médico ou técnico está procurando por quaisquer anormalidades nos órgãos, ou partes do corpo afetadas que estejam causando a exibição dos sintomas.

Equipamento Médico Durável (DME)

Este tipo de equipamento médico é usado principalmente para fornecer benefícios terapêuticos para certas condições ou doenças.
O uso deste equipamento deve ser prescrito por um médico, projetado para servir a um propósito médico.
É um dispositivo reutilizável e de longo prazo que pode ser usado no hospital ou em casa para atendimento ao paciente. O termo “durável” deriva do fato de que esses tipos de aparelhos foram testados quanto à qualidade.
Eles são projetados para fornecer suporte à segurança e conforto dos pacientes. Eles devem ser capazes de entregar exatamente isso.
Algumas das características comuns de equipamentos médicos hospitalares duráveis ​​incluem características antiderrapantes e resistência à carga.
Como este equipamento é prescrito pelo médico para o benefício do paciente, o custo de aquisição de um é frequentemente coberto pelos planos de saúde.

Equipamento de tratamento
Equipamento de tratamento é qualquer tipo de dispositivo ou ferramenta médica projetada para tratar uma condição específica.
Utiliza tecnologia moderna, a fim de resolver quaisquer anormalidades para restaurar a função nos órgãos ou tecidos afetados dentro do corpo.
Isso também pode incluir os suprimentos cirúrgicos projetados para fornecer tratamento para certas condições que requerem intervenção cirúrgica.

Equipamento de Suporte à Vida

Como o nome indica, os equipamentos de suporte à vida são aqueles dispositivos médicos destinados a manter a função corporal de um paciente.
Sem suporte de vida, será difícil para os sistemas orgânicos do paciente funcionar por conta própria.

Quais são os equipamentos hospitalares?

Os equipamentos médicos hospitalares são todos os equipamentos que envolvem o diagnóstico e recuperação do paciente.
Os equipamentos são bens reutilizáveis, que abrangem desde o mobiliário, até os equipamentos de tecnologia hospitalar, como um aparelho de raio-x ou um termômetro.
Sempre que você se perguntar quais são os equipamentos médicos hospitalares de sua clínica ou consultório, lembre-se de incluir todo o mobiliário (macas, camas, cadeiras, ferramentas cirúrgicas), assim como os eletrônicos que você utiliza (ultrassom, aparelho de pressão).
Diferentemente dos insumos hospitalares, os equipamentos médicos não são jogados fora após o uso, podendo ser higienizado e reutilizado em outros pacientes.

O que são equipamentos de alta tecnologia para hospital?

As tecnologias estão em constante modernização e atualização. Alguns recursos preservam uma boa funcionalidade com o passar dos anos. Porém, novas versões e tendências são lançadas com potencialidades adicionais e com possibilidades mais ágeis e práticas. Isso é especialmente relevante para os dispositivos mais recentes, que já incluem complexos recursos e integração com outros sistemas.

Os equipamentos de alta tecnologia para hospital são desenvolvidos para diagnóstico, tratamento, monitoramento, reabilitação e promoção da qualidade de vida. Eles funcionam por meio de recursos avançados, que integram conhecimentos da tecnologia da informação aos saberes em saúde. A proposta é a aplicação da TI à saúde, com foco em desenvolvimento de melhores alternativas para a assistência ao paciente.

Quais são os principais exemplos de equipamentos de alta tecnologia na saúde?

Há vários exemplos de uso da alta tecnologia na saúde. Um item moderno que podemos citar é o scanner óptico para melanoma. O melanoma é um tipo de tumor altamente letal, que só pode ser identificado a partir de biópsia cirúrgica.

A proposta do scanner é apoiar o médico na identificação dos traços e sintomas que apontam para a necessidade de realização do exame. A máquina digitaliza a superfície da região suspeita, por meio de onda eletromagnética. Com isso, ele ajuda na diferenciação de outros sinais da pele que são inofensivos.

Outro exemplo relevante de ser citado é a tecnologia para auxiliar os portadores de cefaleia crônica. As dores são ocasionadas principalmente pelo excesso de ativação de um ramo do nervo facial que está localizado no encéfalo, o chamado gânglio esfenopalatino.

Um equipamento de analgesia eletrônica pode ser implementado de forma permanente na gengiva, diretamente conectado a um feixe nervoso. Aos primeiros sinais de dor, o paciente pode acionar um controle, que bloqueia os resíduos e metabólitos que provocam a enxaqueca.

Robôs de navegação autônoma podem realizar a avaliação de sinais vitais de pacientes e monitorar parâmetros clínicos, oferecendo atendimento por telepresença. Eles podem ser programados para circular pelo hospital facilitando o trabalho dos profissionais sem necessidade de intervenção humana.

Outras possibilidades são as aplicações de Big Data e Cloud Computing para as análises de documentos e armazenagem de informações. A proposta desses recursos é a integração de dados para o fornecimento de apontamentos estratégicos, contribuindo para estudos epidemiológicos, fortalecimento da gestão e desenvolvimento de ações preventivas. O hospital digital tem diversos recursos para fortalecer a rede de atendimento e potencializar a assistência oferecida.

Encontre os melhores e mais conceituados fornecedores de Equipamentos Médicos Hospitalares em www.consultamedicaemcasa.com.br

Créditos: Marketing Consulta Médica em Casa