MÉDICOS 24 HORAS GRÁTIS 5511-97255-1568 Av. Cidade Jardim, 400 - São Paulo

Hospitais e Clinicas

Home > Service > Hospitais e Clinicas

Qual é a diferença entre Hospitais e Clínicas?

Diferente de uma clínica, que foca em apenas uma especialidade para atendimento, um hospital, ou centro médico, pode atender a várias especialidades dentro de um mesmo espaço.

Diferente de um consultório, uma clínica médica faz mais do que focar suas ações em atendimento. Ela foca na prestação de serviços. Por isso exige uma estrutura diferente.

Seu tamanho irá depender da especialidade que é oferecida. Se for, por exemplo, uma clínica de fisioterapia, ela terá aparelhos necessários para um atendimento mais focado, como barras paralelas, eletroterapia e faixas elásticas para os exercícios.

Nesses casos, esses procedimentos costumam levar além a relação médico-paciente. O que leva a equipe a ser maior e mais qualificada.

Por isso, e por ser um espaço mais amplo, com aparelhos mais caros, seu custo geralmente é dividido entre colegas profissionais. Dessa forma, todos podem fazer uso da infraestrutura para o mesmo fim, oferecer um serviço completo de diagnóstico e tratamento.

Clínicas médicas não dizem respeito somente ao espaço, mas também à especialidade que nelas são oferecidas.

Nesse caso, com uma boa estrutura médica, com centro cirúrgico e UTI, uma clínica médica pode realizar cirurgias de baixa complexidade, como por exemplo:

retirada de pedras na vesícula;
vasectomia;
intervenções oftalmológicas;
cesáreas.
No entanto, se a clínica médica atua apenas como especialidade, realizar tais procedimentos não é possível. O profissional médico que opta por essa escolha não é habilitado a realizar atendimentos cirúrgicos em adultos.

É bom saber dessas diferenças antes de optar pela sua atividade.

O especialista em Clínica Médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica.
O termo “clínico geral” e “generalista” é popularmente utilizado para designar o médico sem especialização.

Em uma clínica é possível:

realizar consultas e exames;
realizar procedimentos de baixa complexidade;
realizar intervenções médicas de acordo com a especialidade, etc.
E diferente de um consultório, para abrir uma clínica é necessário ter CNPJ.

O que é um Hospital ou centro médico?
Em um Hospital ou centro médico, encontram-se várias instalações para oferecer diversos serviços de saúde. O que já é uma grande diferença entre um consultório e uma clínica médica.

Hospital é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico, que pode ser de vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário. Documenta-se o vocábulo português “hospital” no século XVI talvez por influência do francês “hôpital” do século XII derivados da forma culta do latim “hospitale” relativo a hospede, hospitalidade, adjetivo neutro substantivado de “hospitalis (domus) – (casa) que hospeda.

Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. A denominação “Hotel-Dieu”, que foi empregada para um conjunto de instituições francesas do século VII, já traz em si a noção de hospedagem e o caráter religioso que caracterizou a origem dessa instituição na Europa.

Actualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados de grande e de médio porte a depender da sua entidade mantenedora e do número de leitos que oferecem. Os hospitais públicos por sua vez podem ser regionais e locais de acordo com a área de abrangência da população a ser assistida, são financiados e mantidos pelo Estado, sendo o custo menor para os doentes em comparação com os hospitais privados. No Brasil graças à concepção do Sistema Único de Saúde (SUS) é completamente gratuito.

Encontre as melhores Clinicas e Hospitais do Brasil aqui no www.consultamedicaemcasa.com.br

Fonte: Marketing Consulta Médica em Casa